Where are you?

Visit http://www.ipligence.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Falando sobre Colesterol

O que é o colesterol?
O colesterol é um tipo de lipídeo naturalmente encontrado em todas as células do nosso corpo. É também um ingrediente muito importante para a produção de hormônios.
De todo o colesterol do nosso organismo, apenas 25% vem da nossa alimentação. Todo o restante é produzido pelo nosso corpo.

Quais os problemas causados pelo excesso de colesterol?
O excesso de colesterol é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças cardio vasculares. Ele é o principal responsável pela doença aterosclerótica - bloqueio da passagem do sangue pelas artérias, causado por acúmulo de gorduras e células na luz desses vasos sanguíneos, de forma muito semelhante ao que acontecia com os antigos canos de água das nossas casas, quando eram feitos de ferro. Se esse impedimento à passagem do sangue acontece nas artérias que nutrem o coração, ocorre o infarto: Morte de células do músculo cardíaco por falta de oxigenação e nutrientes. Se acontece nas artérias cerebrais, ocorre o derrame, com morte de porções do cérebro. Se acontece nas pernas, pode causar gangrena, que seria a morte das células da musculatura e de outros tecidos da perna. Se acontece nos rins, causa insuficiência renal, com necessidade de tratamentos como a hemodiálise. Na artéria da retina, causaria cegueira do olho acometido. E por aí vai... inúmeras possibilidades. Todas muito graves. Mas, as mais conhecidas, são também as mais graves: O derrame e o infarto.

Quais os tipos de colesterol?
Por ser uma gordura, para ser transportado em nosso sangue, o colesterol precisa estar ligado a uma outra substância, tornando-se solúvel nele. Só existe um tipo de colesterol. O que varia, nesse caso, é a outra substância a qual o colesterol se "liga", formando diferentes tipos de lipoproteínas. As mais importantes para o entendimento da doença aterosclerótica são as lipoproteínas de alta densidade (HDL - do inglês high density lipoprotein) e as de baixa densidade (LDL - do inglês low density lipoprotein).
O LDL carrega moléculas de colesterol do fígado para os vasos sanguíneos, onde poderá causar as placas de gordura, e por isso é chamado de colesterol "ruim" ou "mal" colesterol. O HDL leva o colesterol dos vasos para o fígado, e por isso é chamado de colesterol "bom" ou "protetor".

Quais os níveis considerados normais para o colesterol total, HDL e LDL?

Colesterol total
<200 ótimo
>200 a 239 limítrofe
>240 alto

LDL-colesterol
<100 ótimo
> 100 a 129 desejável
130 a 159 limítrofe
160 a 189 alto
>190 muito alto

HDL
<40 baixo
>60 alto

Por que o colesterol sobe?
O aumento do colesterol ocorre pela ação de muitos fatores. Alguns, como o fator genético, não são modificáveis, mas seus efeitos podem ser tratados com o uso de medicamentos. Outros fatores, como o estilo de vida, são modificáveis, e devem ser modificados, adotando uma alimentação saudável e a prática diária de exercícos como um hábito.

Quais os alimentos que aumentam o colesterol?
Gorduras saturadas - Estão presentes em alimentos de origem animal como as carnes, leite integral e seus derivados, manteiga, creme de leite, e em algumas gorduras de origem vegetal como o azeite de dendê.
Gordura trans - Está presente na gordura vegetal hidrogenada, muito utilizada na produção industrial de pães, bolos, sorvetes e biscoitos, nos cremes vegetais tipo margarina, temperos em cubinhos e sopas industrializadas, entre vários outros itens.

Quais as atitudes que podem ajudar no controle do colesterol?
Ter uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e cereais integrais.
Manter o peso adequado a sua altura e faixa etária.
Ter o hábito diário de fazer exercícios. (nunca inicie um programa de atividades físicas sem antes realizar uma avaliação médica).

10 comentários:

  1. Cláudia, algumas dúvidas:

    1) No exame de sangue, o LDL é sempre maior que o HDL, ou o HDL pode ser maior que o LDL?E se isso acontecer, o paciente estará com problemas?

    2) O total LDL + HDL deve ser menor que 200; a relação LDL/HDL deve ser menor ou igual a 3 (isso eu já sei). Parece que o mais importante é essa relação, não tanto os valores absolutos. Num caso extremo, se a soma LDL + HDL for igual a 200, tendo eu 50 de HDL e 150 de LDL, posso me considerar bem, embora o LDL esteja alto?

    3) A manteiga é gordura saturada, a margarina é gordura trans. Que fazer?

    4) Camarão, curry, molho Shoyu, molho inglês, molho Sakura. Aumentam o colesterol?

    5) Há uma correlação entre os 75% de colesterol produzidos pelo nosso corpo com o fator genético, de um lado, e os 25% decorrentes da alimentação com os fatores modificáveis, do outro. Essa afirmação me parece lógica. É assim ou não é bem assim?

    6) Não sabia que o peso também deve ser adequado à faixa etária, pensei que fosse só à altura. Quais são os números, nesse caso? E também não tem a ver com a compleição física de cada um?

    7) É recomendável ao cardiopata amar e ser amado. Se eu amar e não for amado, o efeito é deletério ou pode ser neutro?

    8) O estresse eleva a pressão, eleva o colesterol e provoca excessos alimentares. Mas se eu estiver com a pressão normal, o colesterol normal e me alimentando equilibradamente, porém, por algum motivo, tenho dificuldade de concentração e de tomar decisões que antes eram fáceis, e seja acometido de alguma apatia ou desinteresse, posso considerar que estou estressado?

    Obrigado,

    Rogerio.

    ResponderExcluir
  2. Rogério,
    Aí estão as respostas pras suas questões
    1) É uma questão fácil de responder em teoria... mas quase impossível de acontecer! Qt maior o HDL, melhor! Qt menor o LDL, melhor! Conheço uma única pessoa que tem o HDL maior que o LDL. Em tese... é ótimo! Mas... essa ñ deve ser a sua meta, OK?

    2)Vai aí mais um conceito importante. Existem muitas classes de lipo proteínas carreadoras de colesterol: As mais numerosas são: LDL, VLDL, IDL e HDL. As mais importantes são HDL e LDL, mas as outras 2 também entram no cálculo do colesterol total. Vc está certo! a relação entre LDL e HDL é um meio mais fiel de avaliar o risco de dç coronariana que os seus valores isolados!

    3) Evite as duas se vc tem colesterol elevado, ou tem outros fatores de risco para doenças cardio vasculares. Prefira queijo minas frescal e geléias de frutas para o seu pãozinho! Existem cremes vegetais (margarinas) livres de gordura trans e de gorduras saturadas,e algumas são enriquecidas com fitosteróis, que aumentam o HDL. (Se acostume a ler rótulos! Leve uma lupa ao supermercado!)Procure o selo de aprovação da SBC (soc bras de cardiol) ou do FUNCOR.

    4)Consumir Camarão regularmente pode aumentar o colesterol. Curry é uma especiaria extraída de sementes. Se, na preparação do molho ñ for adicionado derivados do leite ou outros ingredientes ricos em gordura... sem problema. Molho shoyo, molho inglês e molho sakura são isentos de colesterol. Mas... São muito ricos em sal. Cuidado pra não exagerar e aumentar a pressão arterial. Seria "descobrir um santo pra cobrir o outro"!

    6)Vc está certo! o biotipo altera a relação de peso e altura. E... com a idade, a gente tende a ficar mais "pesado". Ainda assim, o índice de massa coorpórea (IMC) normal vai de 20 a 25, para qq idade. O que fazemos é aceitar como normais índices mais perto do limite inferior na 3ª década e índices mais próximos do limite superior pra a 3ª idade! Para calcular o IMC dividimos o peso (em kilos) pelo quadrado da altura (em metros).

    7)Com certeza, o amor ñ correspondido pode ser visto como uma fonte de frustração. Assim, se essa frustração for promotora de estresse para vc, será ruim. Se for um fator promotor de mudanças de estilo de vida positivas pra sua saúde física e emocional, melhor! A emoção é a mesma. O jeito de reagir a ela, é o que faz a diferença!

    8)O estresse eleva a pressão arterial. Não há provas de que o estresse aumente o colesterol. Talvez, esse aumento se explique devido ao fato de alguns indivíduos reagirem ao estresse com impulsos compulsivos de comer mais ou de forma diferente do seu habitual. É possível que, as mudanças de hábitos necessárias para manter seu colesterol e sua PA normais, estejam sendo fonte de estresse desnecessário. Vá com calma! É necessário sabedoria e equilíbrio para saber até onde ir no avanço com essas medidas,e a hora de usar medicamentos para auxiliar nesse processo, sem perder a "causa"! Não adianta ganhar uma batalha, e perder a guerra! Exageros podem causar até desnutrição a longo prazo, ou hipoglicemia num prazo curto, e ambas podem ser culpadas pelos seus sintomas, além do estresse e da frustração que exageros de disciplina podem gerar.

    5)Ñ entendi a pergunta.

    ResponderExcluir
  3. Rogério,
    o aji-no-moto é ciclamato monossódico.O Sal de cozinha é coreto de sódio. Como um dos vilões da hipertensão arterial é o sódio (porque se adere a uma molécula de água dificultando a sua eliminação), o efeito das duas substâncias sobre a circulação é o mesmo: ambos aumentam o volume dos líquidos circulantes e promovem inchaço das paredes das artérias diminuindo a sua luz interna. Como o sistema circulatório é um sistema hidráulico fechado, aumentando o volume nos "canos" e diminuindo o seu diâmetro interno, ocorre o aumento da pressão arterial. Ficou claro?

    ResponderExcluir
  4. Tenho 36 anos, pesava 68km com 1,67m de altura. Após suspeita médica de disfunção genética no fígado por ter LDL a 188 e HDL a 38 com alimentação já equilibrada, com moderado consumo de carnes, gorduras animais, saturadas e trans, fui orientado pelo cardiologista a radicalizar minha alimentação e fazer atividades físicas.

    Hoje, depois de 5 meses de exercicios físicos (artes marciais a cada 3 dias por semana e corridas eventuais de 5 a 8km 1 vez por semana), um novo exame revelou meu LDL a 144 e o HDL a 41.

    Embora agora dentro de limites toleráveis de colesterol, fiquei decepcionado com o resultado, já que perdi peso contra minha vontade mesmo aumentado minha alimentação em carbohidratos em detrimento às gorduras e compensação aos excessivos esforços e empenho nestes 5 meses com atividades físicas.

    DÚVIDAS:
    1) Este resultado obtido merece esta minha decepção dado todo o esforço que empenhei (eu considero muito), seria possível melhorar ainda mais estes níveis ? Há algo mais que eu poderia fazer ?

    2) Meu peso - Ao construir mais massa magra meu corpo terá potencial a consumir mais energia nas atividades que tenho exercido. O que fazer para não perder mais peso ? Há chances de precisar de complementos alimentares hipercalóricos industrializados ?

    3) Quanto tempo leva para nosso organismo refletir mudanças no colesterol constadas num exame de sangue quanto a mudanças de hábito como atividades físicas e alimentação ? Se eu continuar assim, sem mudar nada, estes níveis tenderão a melhorar ? Em quantos meses mais para apurar isto num novo exame ?

    Obrigado, pela atenção. Espero estar ajudando a outras pessoas com o relato de meu caso e minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  5. Lucianomx,
    antes de todo o resto... parabéns!
    Seus esforços foram recompensados...
    Prova de que conhecimento teórico, quando posto em prática diária, tem os resultados que a gente espera. A melhora do seu perfil lipídico, além de mostrar que mudanças nos hábitos tem realmente os efeitos que dizemos, é também prova da sua disciplina e de muito auto cuidado. Mas... uma coisa me chamou a atenção: Sua experiência, em vez de orgulho, te fez sentir decepção! Penso que suas expectativas estavam "descalibradas". Vc esperou demais... ao ponto de uma grande notícia perder o seu encanto! Seu LDL caiu quase 25% (23,4%) e seu HDL subiu quase 10%. Esse score, além de descartar qualquer possibilidade de disfunção hepática herdada, seria considerado mais do que aceitável para qualquer terapia farmacológica bem empregada. E você alcançou estes níveis de colesterol apenas com mudanças de estilo de vida. É um resultado excelente! merece comemoração!
    Penso que sua decepção também se deveu ao fato de, segundo o que entendo do seu relato, você ter estado no seu limite físico e emocional para manter seu plano de tratamento. Este, sem dúvida, não é um lugar confortável para se permanecer: No limite. Ter alcançado estes níveis adequados de colesterol e em seguida perder o controle da situação por ñ poder continuar emagrecendo, ou por ñ conseguir manter o peso sem a ajuda de "comida de astronauta", é realmente muito frustrante! Então, se entendi bem aquilo que vc ñ escreveu, vc se sente frustrado pelo óbvio: Para manter esses níveis de colesterol, vc está se vendo obrigado a se manter a longo prazo num sistema de seleção nutricional estrita, associado a uma rotina extenuante de exercícios físicos, que não só já te fizeram perder massa corpórea, mas que te preocupam (e me preocupam) em relação a sua saúde física e ao seu bem estar como um todo.
    Espero que tenha ficado claro que seu esforço foi bem empregado. Serviu antes de mais nada, para te provar que é possível mudar! serviu tb para afastar o diagnóstico de problemas no seu metabolismo. Mas... pelo que vc escreveu, penso que não seria adequado manter esse tratamento nesse nível de comprometimento a longo prazo. Estamos então, numa daquelas situações de reavaliação de metas.
    Mantendo esse esquema de dieta e exercício, seu colesterol pode até cair mais um pouco, mas... o preço que vc está pagando por isso... está insustentável! Se vc ñ é atleta profissional, em vez de esuplementos alimentares, penso que é hora de desacelerar suas medidas. Procure um nutricionista para manter seu peso e sua composição copórea dentro dos limites saudáveis, e mantenha sempre uma rotina de exercícios que sejam fonte prazer e saúde pro seu corpo e sua mente. Se, agindo assim, seu níveis lipídicos sairem da faixa da normalidade (o que eu acho pouco provável), vc deverá conversar com seu médico sobre a possibilidade de um tratamento farmacológico para o controle desses níveis. Ser levado ao limite físico ao ponto de ter que implementar o uso de suplementos alimentares na busca de qualidade de vida, ñ me parece aceitável. Lembre-se: ter colesterol alto é ter um fator de risco para doenças futuras. Se vc, no afã de evitar uma doença no futuro, está promovendo uma doença no presente, você indubitavelmente ñ está no caminho certo para uma melhor qualidade de vida! Use o conhecimento em seu favor! modere suas decisões! pense a longo prazo! trilhe pelo "caminho do meio"!
    Qualquer outa dúvida... sinta-se à vontade!

    ResponderExcluir
  6. o que e reduçao dos primeiros vetores septais

    ResponderExcluir
  7. Tânia,
    esta é uma alteração de traçado no eletrocardiograma. Não é possóvel tirar conclusões sobre as suas causas, sem conhecimento da história e do exame físico do coração em questão. Em outras palavras, o eletrocardoipgrama é um exame complementar, que fora do contexto da pessoa, perde o seu valor.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  8. ola
    Tenho colesterol de familia alto,portanto meu filho tambem,minha mae e irmas,e o marido.Todos tomamos remedio,menos meu filho de 10 anos que ainda nao pode tomar,somos esportistas,temos dietas alimentares,meu filho só come arroz feijão,purê de batatas,frango,as vezes batata frita,as vezes pão de queijo
    poderia me dar mais opções para este caso?se procuro endocrinologista ou nutricionista?
    grata
    regina

    ResponderExcluir
  9. Regina,
    Pelo que entendí que seu filho tem uma alimentação muito restrita.
    Sugiro acompanhamento nutricionista, para readaptá-lo a uma dieta rica em fibras das frutas, verduras e legumes, além de cereais integrais. Sugiro ainda acompanhamento com endocrino pediatra para acompanhar a dislipidemia familial de perto.
    Abçs,

    22 de janeiro de 2012 11:41

    ResponderExcluir