Where are you?

Visit http://www.ipligence.com

Total de visualizações de página

domingo, 6 de março de 2011

Manchas roxas

Talvez este assunto não seja interesante para muitos leitores, mas... esta é uma FAQ (pergunta muito frequente - em inglês) no consutório. Não é formulada assim, diretamente. O habitual é chegar uma pessoa jovem, expressando alguma ansiedade e contando que veio procurar a opinião de um especialista por conselho de sua mãe, pai ou tia. E a conversa segue mais ou menos a mesma: "sempre aparecem manchas roxas na minha pele, e várias pessoas me mandaram procurar um cardiologista dizendo que fulano ou cicrano que conheciam, vivia cheio de manchas assim, e morreu do coração".
Vamos por partes. As manchas roxas, ou equimoses, são alterações localizadas da coloração da pele, resultado de sangramento nos tecidos sub cutâneos. Sua causa mais frequente é um pequeno traumatismo local, com ruptura de um vaso sanguíneo, causando um pequeno sangramento. Se o vaso sanguíneo rompido for bem superficial, o sangue extravasado pode alterar a cor da pele assim que o evento acontece, e fica bem mais fácil fazer a conexão entre a equimose e o trauma que a causou. Mas, se o vaso rompido estiver mais profundamente localizado, podem se passar alguns dias até que a coloração do sangue seja visível através da pele, o que torna mais difícil a associação da mancha com o evento que a causou. Sendo assim, a primeira impressão é a de que aquela 'mancha' apareceu espontaneamente.
Outro dado muito importante é o fato de que realmente alguns portadores de doenças cardíacas necessitam usar medicamentos que reduzem a eficiência da coagulação sanguínea, e neste grupo de indivíduos, qualquer pequeno traumatismo pode causar equimoses.
Juntem estes dois conceitos, e vocês saberão porque tantas pessoas fazem esta associação entre manchas roxas e doenças do coração.
Ampliando um pouco mais o tema, existe também uma crença popular de as equimoses surgem espontaneamente em pessoas 'muito nervosas'. Eu creio que isso se deve ao fato da ansiedade determinar um padrão diferenciado de propriocepção (capacidade de se auto perceber) e também de distração, favorecendo pequenos traumatismos dos quais, em seu estado de consciência alterado, o indivíduo nem chega a notar.
Por outro lado, se alguém percebe que estão surgindo manchas roxas na sua pele, em frequencia, tamanho ou intensidade diferentes do habitual, deve sempre procurar orientação médica. Muitas doenças hematológicas, hepáticas, auto imunes, infecciosas, congênitas ou microvasculares podem se manifestar pelo surgimento de equimoses.
Mitos e fatos à parte, sempre que surgir a dúvida, procure orientação médica.

14 comentários:

  1. Bom, Cláudia, aproveito a oportunidade, já que você voltou a escrever no blog, para fazer uma pergunta. Não é sobre manchas, embora eu esteja com uma mancha branca esquisita entre o queixo e o gogó. Mas não atentarei para isso. Quero saber o seguinte:

    Hidroclorotiazida, ramipril, bissulfato de clopidogrel, vastarel, pravastatina. Um "coquetel" desses pode diminuir a libido?

    Origado pela resposta.

    Rogerio

    ResponderExcluir
  2. bom dia meu nome é cristiane, tenho 38 anos , casada,não tenho filho, tenho cardiopatia congenita, quero saber se posso viver sem cirurgia? é cirurgico, mais os medicos não querem operar agora, eles dizem que seria uma cirurgia simples, mais gostaria de outra opiniões

    ResponderExcluir
  3. Cristiane,
    Eu não poderia opinar nesta mídia, nem mesmo se vc me desse todos os detalhes de seus exames complementares. Se vc tem dúvidas, sugiro procurar uma segunda opinião.
    Abç,

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, meu nome é Carlos, tenho 31 anos e estou preocupado com o que dia na ecocardiografia que levantei ontem. O exame diz o seguinte:
    -aorta ascendente dilatada (43mm);
    -raiz da aorta ligeiramente dilatada (para a SC e faixa etaria);
    -Valvula aortica com gradiente aumentado;
    -Valvula mitral apresentando fluxo com padrao de disfunção diastolica do tipo I (alteração do relaxamento ventricular) e com regurgitação minima;
    -Valvula tricuspide com regurgitação minima;
    -valvula polmunar sem aterações morfologicas e hemodinamicas relevantes;
    -cavidades de diametros normais;
    -ventriculo esquerdo sem hipertrofia e sem alterações da cinetica segmentar conservando uma boa funcao sistolica global;
    -pericardio sem alterações.
    Agradecia que me conseguisse explicar o isto significa, pois so tenho consulta com o medico de familia daqui a 2 semanas. Obrigada pela disponibilidade.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carlos
    o exame relata uma dilatação da aorta ascendente, que é o primeiro trecho da principal artéria que recebe todo o fluxo de sangue saindo do coração para a circulação. vc também relatou aumento do gradiente transaórtico, que é um aumento da pressão de ejeção do sangue para fora do coração através das valva aórtica. Alguma alteração na anatomia ou na função desta valva, pode ser a causa da dilatação da aorta. Outra causa, ainda mais comum, é a hipretensão arterial.
    Para maiores esclarecimentos, preciso de mais dados de quantificação do gradiente aórtico.
    Abç,
    CS

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Dra.Tenho 34 anos e
    há 2 anos fui diagnosticada com PVM.Na verdade fui há vários cardiologistas passando mal,e todos diziam que eu estava com síndrome do pânico.Fiz um ecocardiograma e a cardiologista disse que eu tinha o Prolapso Mitral.Não tomo nada para isso,apenas o calmante Rirvortril para dormir.Comecei a fazer academia tem 3 meses,sempre gostei muito de esporte,mas agora resolvi pegar firme na malhação e como não faço acompanhamento com o cardiologista nem sei se posso ou não fazer academia.Por isso estou aqui,tenho umas dúvidas e gostaria muito que a senhora me ajudasse,por favor.
    Sou muito magra e meu corpo não tem uma definição.Quero tomar Testex(testosterona)com stanozolol ou winstrol para definir meu corpo,quero mudar meu biotipo.depois das minhas gravidezes(4 gravidez,3 filhos vivos)meu corpo ficou muito flácido.Meu marido malha muito e me dá a maior força.Então eu gostaria de saber da senhora se o prolapso X malhação dá problema??Eu posso tomar 1 ciclo de Testex(testosterona)com stanozolol ou winstrol??Posso malhar forte na academia??Por favor me ajude.Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia,
      Os exercícios físicos são parte do tratamento da síndrome do prolapso mitral (PVM). Para este fim, sempre escolhemos os exercicios aeróbicos, desde que vc ñ tenha qq contraindicação para a sua prática.
      Para melhorar seu tonus muscular e para adquiria massa 'seca', o melhor seria praticar exercícios localizados, precedidos e sucedidos de alongamentos, sempre bem orientados por profissional adequado. Depois de algumas gestações a gravidade cobra um preço alto do corpo feminino. O aumento da massa muscular vai te fazer sentir melhor em relação a isso. mas, se ainda assim vc estiver insatisfeita, e isso for um tropeço à sua auto estima, busque aconselhamento de um cirurgião plástico referenciado. uma boa alimentação, buscar hábitos saudáveis de vida e paz interior são a única fonte de saúde que eu posso te recomendar. O uso de hormônios anabolizantes está claramente contraindicado para isso. Na verdade, deveria ser contraindicado para qq ser humano.
      Um abraço,
      CS

      Excluir
  7. Boa tarde, Doutora.
    Meu nome é Thiago, tenho 27 anos e nunca tive problemas graves de saude. Estou com a saude em perfeito estado ( aparentemente ) pratico esportes e faço academia, tenho fisico tipo atletico e não tenho historico de problemas cronicos na familia.
    A tempos percebo manchas roxas na minha pele. Mas não são hematomas. Elas aparecem e desaparecem quando forço um musculo do corpo, geralemente braços e torox. Ao forçar o musculo ( geralmente até a exaustao e sem oxigenação ), as manchas dilatam em pequenos pontos, chegando a "manchar" um bom pedaço de pele e depois somem naturalmente.
    Estou no meu peso ideal, mas fumo a quase 10 anos.
    Pode ser algum tipo de entupimento dos vasos?

    desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  8. Thiago,
    Pelo que vc conta, esseas pequenas manchas podem ser causadas por ruptura de micro vasos devido ao trabalho físico pesado. entendi que elas aparecem qd vc força a musculatura, e trabalha em anaerobiose. Se for isso, sugiro diminuir a intensidade dos exercícios. as manchas podem ser sinal de lesões.
    Abraço,
    CS

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde
    MEU FILHO TEM 8 ANOS,NAS PERNAS DELE NASCERAM MANCHAS ROXAS,NO COMEÇO ERA UMA SÓ,MAIS AGORA NASCERAM VARIAS
    FICO COM MEDO..PQ TINHA UMA IRMÃ ,Q MORREU COM LEUCEMIA..E APERECERAM VARIAS MANCHAS NELA TBM..DESDE JÁ AGRADEÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi,
      Aos 8 anos as causas mais comuns de equimoses (manchas roxas) nas pernas são traumatismos. Nessa idade as crianças estão sujeitas a todos os tipos de machucados, e na maioria das vezes sequer se lembram de como eles foram parar lá. Faz parte! rs Por outro lado, alterações hematológicas que diminuam a quantidade ou a função das plaquetas ou de fatores específicos da coagulação podem se manifestar pelo aumento da frequencia, da quantidade ou da intensidade dessas manchas. Para tirar essa dúvida, procure imediatamente um médico. Um exame de sangue é capaz de diferenciar entre uma coisa e outra.
      Abç,
      CS

      Excluir
  10. Drª Claudia
    Oi! Tenho 28 anos de uns meses pre cá estão aparecendo manchas roxas nas minhas pernas,não me lembro de bater em nada.O que sera isso? que medico eu preocuro? Estou preocupada.Obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jordana,
    Sugiro que vc procure um clínico geral.
    Abç,

    ResponderExcluir