Where are you?

Visit http://www.ipligence.com

Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de julho de 2010

precordialgia

Dizem que coração não dói.
Há controvérsias.
No músculo cardíaco não existem todos os tipos de terminações sensitivas que há na pele, por exemplo. Ao ponto de ser possível que, se o coração fosse um órgão de mais fácil acesso, pudesse ser manuseado, cortado, costurado... sem a necessidade de anestésicos. Esse 'tipo de dor', o coração não é capaz de produzir. Mas... o coração tem receptores sensíveis à isquemia (falha na oxigenação de seus tecidos).
A isquemia é o resultado do desequilíbrio entre o consumo e a oferta de oxigênio para um tecido. Acontece toda vez que a demanda suplanta a oferta, por aumento da primeira ou declínio da segunda... ou as duas coisas ao mesmo tempo. Em condições assim, as células cardíacas começam a produzir energia para o seu funcionamento através de reações bioquímicas anaeróbias (sem a presença do oxigênio) que têm como sub produtos, outras substâncias, cujas presenças acionam receptores químicos capazes de estimular as terminações sensitivas... causando a famosa 'angina de peito'.
Quem já sentiu... nunca esquece! Esta é uma condição sui generis. É melhor descrita como 'desconforto', já que não se assemelha a nenhuma outra sensação promovida pelo corpo humano. Vem acompanhada de um mix de outras sensações mal definidas, como palidez, suores frios, palpitação, taquicardia, sensação de fraqueza, tonteiras, náuseas e vômitos. Não é facilmente localizável: A angina é descrita como um mal estar no meio do peito (precórdio - região torácica localizada na frente do coração), da cintura para cima, podendo se estender aos braços, às costas, ao pescoço ou à mandíbula. Pode acontecer apenas durante esforços físicos ou emoções ou durante uma crise hipertensiva (aumento da demanda por oxigênio), ou pode te acordar no meio da noite mais tranquila do ano (falha abrupta da oferta de O² por oclusão aguda de uma artéria coronária). Pode ter um padrão evolutivo no tempo, ou ser logo de cara um infarto agudo. Mas... quase sempre está acompanhada de uma 'coisa' mal definida, usualmente chamada de "sensação de morte iminente". Ou seja, você pode não ter a mínima noção do que ela seja, mas a própria angina te 'avisa' que algo de muito grave, limitante à própria vida, está acontecendo.
Entretanto, a isquemia do miocárdio também pode ser assintomática, ou silenciosa. Nesse caso... seu diagnóstico vai depender de outros alertas. É assim com os pacientes diabéticos, que por vezes recebem a notícia de que já foram vítmas de um infarto , sem nunca terem sentido nada! E... pasmem... pode ser assim com pacientes não diabéticos também!
Complicado? Nem tanto. Mas está longe de ser simples. Atualmente, existem protocolos de atendimento em salas de emergência, que guiam as tomadas de decisão pela equipe médica, com o objetivo de não liberar pra casa pacientes atendidos com a queixa de 'dor no peito', sem a certeza da exclusão do diagnostico da isquemia do miocárdio. E, mesmo usando os dados da história do sintoma, dos hábitos de vida do indivíduo, da sua história familiar... mesmo com o auxílio dos exames complementares (do eletrocardiograma ao cateterismo cardíaco), mesmo que todo o processo possa durar alguns dias... Ainda assim... De tempos em tempos, ouvimos de alguém o relato de que conhece alguém que foi liberado de um atendimento médico de urgência, na vigência de um ataque cardíaco. Portanto, simples... não é.
Vamos aos fatos: A angina é uma sensação que se origina no miocárdio, devido à sua isquemia. Tecnicamente, não pode ser chamada de dor... mas é, sem dúvida, desconfortável. Pode vir acompanhada ou não de outros 'comemorativos', e pode ser referida em graus de desconforto de vários níveis de gravidade... de 0 à 10!
Assim sendo, mais uma vez cabe um bom conselho: Nunca subestime a complexidade do seu coração... Nem a sua importância pro bom funcionamento do seu corpo!
Faça uma avaliação anual do seu sistema cardio vascular com o seu clínico, ou com um cardiologista. Nesse caso... prevenir não é apenas melhor do que remediar... pode ser a diferença entre estar bem amanhã... ou simplesmente não estar por aí pra contar a sua história!

16 comentários:

  1. Muito boooommm !! Simples conciso objetivo!
    Parabéns! É um assunto complexo para explicar aos leigos, mas de extrema importância. Entre a gente sabemos que existem os equivalentes anginosos, às vezes sem a dor prec. ou retroesternal etc...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom, após ler o artigo este descreve o que exatamente venho sentindo, um desconforto: tenho por hábito exercitar o corpo e recentemente venho sentindo muito desconforto, já estive em consulta com dois cardiologistas, sendo que um é o que faz o acompanhamento do meu quadro clinico, após ter colocado o stend esq, e fiz queixa a ambos sobre os sintomas... fiz o holter a pedido de um deles e estou aguardando o resultado, mas hoje durante a caminhada foram várias manifestação do desconforto e não sei se espero o resultado do holter na 4ª feira ou se vou a um cardiologista hoje mesmo...fiz um teste de esforço e resultado normal...bom a mais de 4 semanas todas as vezes que inicio atividade física, o tempo de 10 minutos é suficiente para a manifestação tenho que interromper diante de tanto desconforto e de 2 a 3 minutos volto a atividade e geralmente fico me exercitando por muito mais tempo que 10 minutos até uma nova manifestação...uma simples caminhada de 10 minutos é o bastante, um subida de rampa, as vezes subo escada de 14 degraus em meu prédio 2 lances e não sinto nada, posso até fazer correndo, mas outras vezes mesmo a passos normais e chegou em casa em apuros, na medição da PA, quando há desconforto fica em torno de 180x121, gostaria de uma recomendação do que fazer, que providencias devo tomar agora.

    acstbr59@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá! Preciso fazer uma pergunra! Meu pai de 70 anos, teve um infarto há 7 anos atrás, e fez uma cirurgia, onde foi colocada uma ponte mamária. Existia uma outra artéria entupida em 60%, que o médico não mudou e mandou meu pai tratar com LESCOL e alimentação saudável. Porém, meu pai parou com o LESCOL há uns 4 anos por conta própria, come de tudo e não faz exercícios! Ele toma AAS e SELOKEN. Ele nunca teve colesterol alto, o colesterol dele é normal. Ele infartou por ter fumado 55 anos direto e por genética. COm o cigarro ele parou. Mas fico aflita, ele não toma lescol, não faz dieta e não se exercita. MAS nÂO SENTE NADA DE ERRADO. Ele corre riscos? Quanto tempo dura a ponte mamária? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Carne de ave é o mais apropriado para um cardíaco. Peito de peru, então, pode. E peito de peru defumado? Não sei como é esse processo de defumação, mas a carne acaba ficando com uma cara de "coisa proibida", do tipo presunto.

    Há algum problema em comer peito de peru defumado?

    Obrigado,

    Rogerio (agora sou eu).

    ResponderExcluir
  5. Rogério,
    os alimentos industrializados que são ditos 'defumados', não o são de fato. O aroma típico da 'fumaça' é artificial. Deve-se evitar embutidos pelo teor de sal, corantes, conservantes, aromas artificiais, etc. Qt a fonte de proteína animal mais indicada para quem tem problemas do coração, penso que os peixes ainda são melhores que as aves, por serem ricos em ácidos graxos poliinsaturados.

    ResponderExcluir
  6. quero fazer uma pergunta! eu fiz uma mamaria a 5anos, agora estou com angina ,e vou fazer um cateterismo gostaria da sua orientação. meu nome e eliana obrigado!!

    ResponderExcluir
  7. Meu eletrocardiograma acusou isquemía subepicárdica ântero-septal, e meu teste ergométrico acusou precordialgia e presença de bloqueio de ramo esquerdo no inicio do esforço. O médico solicitou cateterismo, mas demora quatro meses pelo SUS, posso esperar ou devo procurar outros meios pra este exame?

    ResponderExcluir
  8. Lourdes,
    sugiro que faça o possível para realizar o exame solicitado no menor espaço de tempo que for possível. Não tenho dados para aferir a grvidade da questão, mas... em relação à doença coronariana, ñ dá pra perder tempo. Sem que seja motivo de estress... faça o exame o mais breve que puder, ok? Abç

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde!!!
    Gostaria de tirar uma duvida no exame de eletro da minha filha de 2 anos e 10 meses acusou ela pode estar com precordialgia gostaria de saber o que realmente é isso?Desde já agradeço pela atenção.Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Tatiana,
    Precordialgia é sinônimo de dor precordial. Provavelmente esta foi a indicação do exame, ou seja, dor precordial foi o motivo pelo qual o seu médico solicitou o eletrocardiograma da sua filha.
    Abç,

    ResponderExcluir
  11. Dr. Cláudia, Eu tomo um medicamento para tratamento de Déficit de Atenção. Eu tenho sentido precordialgia. Suspendi a medicação e gostaria de fazer exame. Qual tipo de exame é o mais indicado neste caso ?

    ResponderExcluir
  12. Solucionáticos,
    o exame mais indicado seria um exame médico, realizado por um cardiologista. A avaliação médica consiste em anamnese e exame físico. À partir daí, após a formulação de hipóteses diagnósticas é que um médico pode ou não solicitar exames 'complementares'.
    Sendo assim...
    devo te aconselhar uma visita ao seu médico.
    Abçs
    CS

    ResponderExcluir
  13. boa noite, queria faze uma pergunta? è que meu poi a 5 anos feis ponto de safena, de ums tempo pra car ele ta sintino muita dor no peito quintura no corpo e mal esta e ele e muito temoso e não quer ir no medico? o que a gente faiz

    ResponderExcluir
  14. ola quero fazer uma ergunta fiz teste ergometrio acusou taquicardiasinusal e fraca capacidade cardiopulmonar o siguinifica

    ResponderExcluir
  15. Geralmente indica baixa aptidão pra realizar exercícios. Um bom treinamento supervisionado deve ser buscado para melhorar sua capacidade física, ou seja sua aptidão cárdio pulmonar.
    Abç
    CS

    ResponderExcluir